O significado das Alianças

O motivo pelo qual usamos aliança após o casamento é para mostrar aos outros que o casal assumiu um compromisso sério. Mas você conhece a origem desse costume?

Data de publicação: 24 / 06

Seu início foi na Europa antiga, mas, nesta época, apenas a mulher usava a aliança, depois essa tradição passou também para os homens. Trocar alianças com alguém significa fazer um pacto, uma união, ou seja, a aliança é a lembrança diária do acordo feito pelo casal no dia de seu matrimônio.

A aliança tem formato de um círculo, ou seja, não tem início, nem meio, nem fim e isso simboliza a eternidade. O anel é para ser usado no dedo anular da mão esquerda, porque no passado as pessoas acreditavam que nesse dedo havia uma veia que tinha ligação direta com o coração.

No noivado, a aliança é usada no dedo da mão direita e a mudança do anel para a esquerda no dia do casamento está relacionada a duas teorias. A primeira significa a submissão da noiva diante do marido e outra se acredita que o motivo seja porque a mão esquerda está do mesmo lado do coração, uma explicação baseada nos ideais românticos.

No passado, as alianças não eram consideradas somente um sinal de amor, mas também tinham relação com o dote da noiva, já que naquela época, casamentos eram negócios feitos entre os pais para garantir estabilidade financeira para ambas às partes.

Os tempos mudaram e nos dias atuais, a aliança faz parte da vida dos casais e vai além do significado das teorias passadas. Ela é o símbolo revestido de muitos sentimentos, promessas e juras de amor.


Voltar


Conheça o Paraíso
Struture