Convite de casamento: como escolher

O convite de casamento é a primeira impressão de seu casamento. Este é primeiro contato de seus convidados com o seu casamento. Por isso, o mesmo deve refletir a personalidade do casal e do próprio estilo da celebração.

Data de publicação: 09 / 08

Este último item é muito importante pois o convite de casamento pode, até sem estar efetivamente escrito nele, determinar o traje que os convidados irão comparecer ao evento. “Já presenciei convidados indo de calça jeans para uma festa tradicional por conta da informalidade do convite de casamento”, diz a cerimonialista Daniele Maio do Espaço Paradisus.

Caso o casal tenha um estilo informal e opte por um casamento na praia, durante o dia ou numa casa de festa com muita natureza, procure por convites de casamento rústicos, com papéis recicláveis, papel linhão ou kraft ou com fibras naturais. Os convites com papéis de sementes, que podem ser plantados pelos convidados para um aproveitamento sustentável é uma sugestão, apesar do preço um pouco mais salgado. Você também pode optar por papéis claros e estampas florais e alegres, que podem ser aproveitadas em detalhes na sua festa: adesivos em lembranças, nas lágrimas de alegria, menus e muito mais. Veja abaixo modelos de convites de casamento rústicos:

Já para convites à noite em um formato “balada”, com show e muita animação, você pode optar por um convite de casamento mais moderno com papéis brilhosos e monogramas personalizados e modernos, como vemos na foto abaixo de um convite de casamento da empresa By Elson:

Para noivos e eventos tradicionais, você pode optar pelos modelos mais tradicionais de convites de casamento: carteira e de bico. As cores mais tradicionais são o branco, prata, dourado e o papel perolado,  como vemos na foto abaixo de um convite de casamento da empresa By Elson:

Convite de casamento moderno com impressão em relevo no envelope e papeis com brilho

Passo a passo para escolher o convite:

Tipo de papel: existem papéis nacionais e estrangeiros, dependendo do bolso e gosto do casal.

Cor do papel: As cores mais tradicionais de convites de casamento são branco, dourado, pérola e prata. Mas atenção! Cuidado em refletir no convite as cores de sua festa! Cores como o amarelo, azul claro e laranja por exemplo, devem ser utilizados com muito bom gosto! Na dúvida, solicite ajuda a sua decoradora.

Formato do convite: existem diversos formatos, sendo os mais tradicionais o carteira e o de bico.

Gramatura do papel: caso seja necessário retirar o convite de um envelope para leitura, opte por uma gramatura maior, pois o convite pode amassar e o convidado ter dificuldade de colocar de volta no envelope. Geralmente os envelopes não possuem uma gramatura muito alta pois pode “rachar” o papel nas dobras

Borda ou moldura: é a moldura que fica em volta do texto. Geralmente não tem custo em relevo seco (sem tinta).

Forro do envelope: pode ter ou não, dependendo do bolso e gosto do casal

Monograma: podem ser apenas as inciais do casal ou mesmo um brasão personalizado

Tipo de impressão: relevo americano é a mais tradicional para impressão do texto. Consulte um profissional para lhe orientar e mostrar todos os tipos

Plástico, adesivo ou fita: veja se o seu convite vem com um saquinhos plástico protetor e o adesivo para fechar. A fita é opcional mas pode facilitar o fechamento do convite e você ainda pode trocar a caligrafia do convite pelo tag com o nome do convidado já impresso, o que fica mais em conta.

Caligrafia: é a forma mais tradicional de colocar o nome do convidado no convite. Hoje, existem gráficas que já imprimem o nome no envelope ou colocam tags nas fitas.

Lembre-se: contrate seu convite com antecedência. Segundo a cerimonialista Daniele Maio do Espaço Paradisus aprove o layout em até 6 meses antes do evento, pois vc terá muitos detalhes a escolher como a subscrição e acabamentos com calma. Assim conseguirá entregar dentro do prazo, qual seja:  chegando até 60 dias antes do evento por SEDEX OU FEDEX com AR para convidados fora da cidade ou país e de 45 a 30 dias antes, para os que residam na mesma cidade que vocês.


Voltar


Conheça o Paraíso
Struture