Tradições e costumes de Casamentos em diferentes países.

Uma tradição que carrega na história o enlace de um matrimônio constituído religiosamente pelo amor, caridade e, cumplicidade. O Casamento, por suas diversas razões, é um ato solene de união entre duas pessoas, capaz e habilitada, com legitimação religiosa ou civil.

Data de publicação: 14 / 06

Bom, que essa história é antiga todos já sabem. Mas o interessante desta cerimônia são os fatores culturais e regras sociais no casamento que regem a seleção de um parceiro em diversos países. Confira a seguir alguns costumes e tradições de casamentos espalhados ao redor do mundo.

 

Na Rússia.

 

Esta cerimônia duram dois dias onde os noivos se dispõe de alguns rituais antes do 'Felizes para Sempre'.

 

No primeiro dia, os noivos recebem a benção de seus pais separadamente, cada um na sua casa. Feito isso, o noivo deverá buscar o buquê para entregar a noiva como presente ao fim do 'resgate'.

 

Durante este 'resgate', o noivo e seus amigos devem cumprir uma série de tarefas ou pagar alguns micos. Se caso não conseguirem cumprir com alguma, são obrigados a pagar um valor de resgate ou bombons, etc. E neste passo-a-passo, o noivo vai se aproximando do quarto onde está sua noiva para o último desafio, que geralmente é achar os sapatos da noiva escondidos em caixas fechadas. Depois o noivo entrega o buquê e calça à noiva. Como resposta do 'Sim', a noiva fixa uma flor na parte superior do terno do noivo.

 

Após esta primeira etapa, os noivos seguem para os carros e vão direto ao palácio de registro de casamentos para oficializar a cerimônia.

 

No Japão.

 

Uma cerimônia singular e glamorosa, onde uma grande parte dos casamentos ainda é arranjado entre acordos de família. O Miyai (casamento arranjado) é muito comum e há empresas especializadas neste ramo. Tradicionalmente é uma festa muito cara, onde os custos variam entre dois milhões de ienes (20 mil dólares). 

 

Os noivos se preparam para a cerimônia usando quimonos especiais para a ocasião. A noiva veste três roupas e deixa a pele bem branca, coloca uma peruca com muitos arranjos e um chapéu branco chamado, Tsuno Kakushi, que representa a obediência da mulher ao marido. O noivo veste um quimono preto, com o brasão da família e um chinelo com meia de cor branca.

 

Na celebração, o sacerdote faz a purificação dos convidados com um incenso. Os noivos tomam um saquê em pequenos goles, alternado em três cálices diferentes. Faz-se a leitura do seishi, que é o juramento do amor e da fidelidade e para encerrar, os noivos fazem uma oferenda aos deuses. Ao invés de presentes, o costume é dar dinheiro num envelope especial para casamento.

 

Os convidados devem confirmar presença antecipada, pois existem lugares predeterminados pelos noivos para cada um. Os noivos chegam pontualmente no evento e se retiram após 4 horas de cerimônia. No Japão as festas tem hora para começar e para terminar, faz parte da cultura.

 

Na Índia.

 

O casamento indiano é muito diferente da cerimônia ocidental, varia de acordo com cada casta, região, cultura e os costumes das etnias que compõem o mosaico indiano. A festa tem muita música, animação, cores vivas nas vestes dos convidados e dura vários dias. Além de serem arranjados pelos pais, levando em conta a mesma religião ou casta das famílias, a aliança é escolhida depois que os pais consultam os mais velhos da família e os astrólogos comparam horóscopos, castas, contexto familiar e social.

 

O casamento é considerado algo sagrado, por isso, exige uma cerimônia bem elaborada e passa por diversas fases que pode levar vários dias. Um dos rituais que mais chamam a atenção é o que as mãos e pés da noiva e de suas amigas, são decoradas com desenhos de hena antes do casamento.

 

No dia do casamento o noivo chega à casa da escolhida, conduzido por uma procissão, às vezes montado num cavalo branco, turbante e espada. O sacerdote invoca as bênçãos de Brahma e se dirige a seus antepassados, pedindo-lhes para abençoar aquela união.

 

São oferecidos pela noiva, ao futuro marido, iogurte e mel, indicando sua pureza e doçura. Os noivos trocam um colar, colocado durante a cerimônia no pescoço um do outro. Ao final, o pai entrega a mulher ao marido e assim fazem a troca dos anéis, todas as joias de Ouro, para simbolizar pureza e abundância. O ambiente é purificado com óleos e essências, enquanto o casal fazem juras de amor eterno. Para encerrar a cerimônia, pisam numa pedra para simbolizar a força do amor de ambos. Mas a festa não para por ai. São muitos rituais pós-casamento onde um deles é a homenagem aos seus antepassados.

 

Aproveite essas dicas para se inspirar e adotar alguma dessas tradições na sua cerimônia de casamento. Trazer elementos de outras culturas e acrescentar alguns detalhes na sua festa fica original e elegante. A dica é não exagerar e manter sempre sua decoração dentro do bom senso e adaptado aos nossos costumes, clima e região. Não importa em qual país você mora, qual a sua raça ou a sua crença, o importante é fazer do seu casamento uma celebração gostosa e harmoniosa. Afinal, o importante é ser feliz! 


Voltar


Conheça o Paraíso