Cerimônia de Luz

No dicionário, a palavra casamento significa: “união solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação religiosa e/ou civil”. Este significado é o mesmo em qualquer religião, pois os casais acreditam naquele momento e escolhem viver uma vida

Data de publicação: 31 / 07

No dicionário, a palavra casamento significa: “união solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação religiosa e/ou civil”. Este significado é o mesmo em qualquer religião, pois os casais acreditam naquele momento e escolhem viver uma vida a dois espontaneamente.

Quando os noivos são de religiões diferentes, geralmente optam por um casamento num buffet, sítio ou chácara, apenas com um juiz de paz. Nestes casos, a cerimônia de luz, também conhecida como cerimônia da união ou das velas, é uma ótima saída.

A cerimônia de luz, não tem aspecto religioso, porém, é permitida em algumas igrejas. Ela se dá quando o casal acende duas velas menores e mais finas, como as de batizado, e com as mesmas acendem, ao mesmo tempo, a maior e mais grossa, que simboliza a união.

Este ritual não tem uma regra, podem existir variações, como: acender as velas pequenas durante ou desde o começo do casamento; o pai da noiva e a mãe do noivo acendem as velas e posteriormente entregam ao casal; apagar as velas pequenas assim que se acende a grande ou deixá-las acesas, pois apesar dos noivos serem únicos, ainda são seres independentes e com personalidade próprias; o ritual pode ser acompanhado de música ou da leitura de um poema ou texto.

No entanto, não importa como ou a ordem em que as velas serão acesas, a cerimônia tem o objetivo de simbolizar a nova vida que acabou de nascer diante dos familiares e pessoas queridas do casal.


Voltar


Conheça o Paraíso